Menu Fechar

5 DICAS DE PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES

Independente da superfície a ser pintada e o processo utilizado, a correta preparação da superfície será imprescindível para a qualidade da pintura.

Essa etapa garante a durabilidade e perfeito acabamento e evita muitos problemas como aparecimento de manchas, aparecimento de fungos, descolamento de tinta, etc.

1. A SUPERFÍCIE DEVE ESTAR LIMPA

Uma superfície limpa, sem a presença de poeira, gordura, detergentes e mofo, garante uma boa aderência e cobertura da tinta. Manchas de gordura e graxas devem ser removidas com água e detergente. As superfícies contaminadas com mofo/fungos devem ser limpas com IDEALCLEAN Ref. 928. Para uma melhor proteção e durabilidade da pintura pode proteger a superfície com a aplicação do produto IDEALAVA Ref. 883. Em pintura sobre ferro, a ferrugem deve ser totalmente removida com o auxílio de lixa ou escova de aço.

2. ELIMINE PARTES SOLTAS, RACHADURAS E BURACOS

Lixar as superfícies é importante para garantir uma boa aderência, além de retirar tintas velhas em superfícies com partes soltas, pode ser necessário utilizar espátula para remover estas partes. Os pós devem ser removidos.

Rachaduras e buracos em paredes de alvenaria, precisam ser corrigidos com aplicação da massa de regularização RETOK Ref. 905, de acordo com o recomendado para cada área, de forma a nivelar a superfície.

3. GARANTA QUE A SUPERFÍCIE ESTÁ SECA

Antes de iniciar a pintura de uma área é preciso esperar que ela esteja totalmente seca, sem humidade. Certifique-se de que os reparos feitos com massa estão secos. Caso perceba alguma infiltração, é necessário localizar as causas e fazer reparos ou a impermeabilização do local. Paredes novas de alvenaria, para que fiquem bem secas, precisam aguardar um prazo mínimo de 28 dias para receber a pintura. Fique atento também no clima, pois em dias muito húmidos ou chuvosos, a tinta pode demorar para secar ou ainda formar rugas, bolhas e manchas. Evite temperaturas abaixo de 5°C ou acima de 35°C.

4. REGULARIZE A ABSORÇÃO

Em superfícies porosas, como concreto ou gesso, é necessário aplicar uma demão de primário apropriado. Este passo é imprescindível para regularizar a absorção e por isso aumenta o rendimento da tinta que será aplicada a seguir.

5. ISOLE A SUPERFÍCIE

Para garantir um acabamento perfeito, utilize fita isolante de papel para isolar portas, janelas, rodapés e todas as superfícies que não levarão pintura. A fita de papel é a mais indicada, por não deixar resíduos de cola e por não arrancar a pintura das superfícies.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *