1 – Rolo Tradicional
Disponível em várias lojas e com baixo custo de aquisição. É fácil de montar e utilizar e permite obter uma boa textura de aplicação. Por ser fácil de lavar é possível ser reutilizado. A maioria destes rolos permitem a incorporação de um extensor para alcançar zonas mais altas.
2 – Trincha
Disponível em vários formatos, materiais e espessuras devendo ser escolhida conforme o acabamento pretendido. É ideal para fazer remates nos cantos, nos rodapés e nas sancas.
Também utilizada para fazer pequenas pinturas em móveis e utensílios de madeira e metal.
3 – Tabuleiro de Pintura
Fundamental para auxiliar nos trabalhos de pinturas de paredes, normalmente é dividido em duas zonas: área de depósito de tinta e um escorredor, que ajuda a tirar o excesso de tinta do rolo. O tamanho do tabuleiro deve ser escolhido conforme a área a aplicar e o tamanho do rolo.
4 – Fita Adesiva de Papel
É uma aliada imprescindível para proteger portas, janelas, rodapés, etc., dos borrões de tinta. O fato de ser de papel garante que não estrague o local onde ela será colada, visto que descola facilmente.
5 – Pistola Airless
Normalmente utilizada por pintores profissionais, está disponível também em vários modelos e com diferentes formas de funcionamento: pistola por gravidade, pistola por sucção, pistola airless, etc.
Independente do tipo de pistola utilizada, com este tipo de ferramenta é possível realizar trabalhos de pintura de forma mais rápida e com uma melhorar lacagem e distribuição da tinta. Para a utilização desta ferramenta é necessário isolar muito bem as superfícies que não irão ser pintadas.